PROGRAMAÇÃO ABRIL 2010
Org. Conservatório Regional do Baixo Alentejo
Apoio Município de Beja
Dia 6 - Cinema - O Laço Branco - 21h30
Dia 7 - CINESÉNIOR - Atrás das Nuvens - 15h00
Dia 8 - Música - Cristina Nóbrega - Palavras do Meu Fado - 22h00
Org. Monte Novo e Figueirinha
Apoio Município de Beja
Dia 10 - Música/Opereta - Campinos, Mulheres e Fado pela Companhia de Teatro do Ribatejo - 16h00
Co-Financiamento INALENTEJO, QREN, UE
Dia 11 - Cinema Infantil - Artur e a Vingança de Maltazard - 15h00
Dia 13 - Cinema - Afterschool - Depois das Aulas - 21h30
Dia 14 - CINECLUBE - Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes - 21h30
Dia 15 - PAXJOVEM - Concerto com Diabo na Cruz - 22h00
Co-Financiamento INALENTEJO, QREN, UE
Dia 17 - Teatro - Blackbird com Isabel Abreu e Miguel Guilherme - 21h30
Co-Financiamento INALENTEJO, QREN, UE
Teatro Infantil - Um Esdadigrário no Armário pela Arte Pública
De 20 a 23 e de 27 a 30 - Sessões para Escolas - 10h30/14h30
Dias 24, 25 e 1 de Maio - Público em Geral - 15h00
Co-Financiamento INALENTEJO, QREN, UE
Dia 20 - Cinema - Um Homem Sério - 21h30
Dia 21 - Multidisciplinares - Festa da Universidade Sénior - 21h30
Org. Universidade Sénior de Beja
Apoio Município de Beja
Dia 22 - CINECLUBE - Deus Sabe Quanto Amei - 21h30
Dia 23 - Cinema - Tudo Pode Dar Certo - 21h30
Dia 24 - Música - António Zambujo - Apresentação do CD Guia - 22h00
Co-Financiamento INALENTEJO, QREN, UE
Integrado nas Comemorações do 36º Aniversário do 25 de Abril
Dia 27 - Cinema - Consultórios de Deus - 21h30
Dia 30 - Seminário - A criação de riqueza como forma de combater a pobreza e a exclusão social
Mais informações em www.reapn.org
Org. Núcleo Distrital de Beja da REAPN
A CRIAÇÃO DE RIQUEZA COMO FORMA DE COMBATER A POBREZA E A EXCLUSÃO SOCIAL
Org. Núcleo Distrital de Beja da REAPN
Apoio Município de Beja
CONSULTÓRIOS DE DEUS
ANTÓNIO ZAMBUJO
24 Abril - 22h00
Entrada Livre - Todas as Idades
Apresentação do novo CD GUIA
Integrado nas Comemorações do 36º Aniversário do 25 de Abril
António Zambujo é o guia nesta sua estrada, que é a do Fado, passa pelo Cante Alentejano, sempre visitando outras influências musicais. Afinal, o Fado também pode ser contemporâneo.
Neste espectáculo serão interpretados originais de compositores e letristas nacionais e brasileiros tais como Vinicius de Moraes, Márcio Faraco, Pierre Aderne Rodrigo Maranhão, Ricardo Cruz, o próprio Zambujo, João Gil, João Monge, Aldina Duarte, José Agualusa, Maria do Rosário Pedreira, Pedro Luís entre outros.
De assinalar que António Zambujo foi seleccionado entre os 10 Melhores Concertos Internacionais do ano 2009 no Brasil pela Secção de Cultura do Jornal O Globo.
Co-Financiamento
TUDO PODE DAR CERTO
Esta é a história de um excêntrico misantropo e uma ingénua e influenciável jovem fugitiva. Quando os seus tensos e irritáveis pais chegam para a salvar, eles são rapidamente enredados em acontecimentos românticos inesperados (levando-os para fora do seu mundo...). Todos vão descobrir que encontrar o verdadeiro amor se resume à combinação da sorte e de apreciar o valor de que "tudo pode dar certo".
DEUS SABE QUANTO AMEI
Dave Hirsch é um militar e escritor que regressa à sua terra natal, Parkton. De volta às origens, Dave apaixona-se por uma professora e crítica literária, mas é alvo da paixão de Ginny, uma mulher que o tinha acompanhado na viagem.
UM HOMEM SÉRIO
Larry Gopnik é um bom homem: um marido adorável, um pai empenhado e um professor dedicado que, face às tentações diárias, deseja fazer tudo o que está certo e justo. Mas um dia, tudo começa a sair-lhe dos eixos... A sua mulher deixa-o por razões que só ela pode explicar, e o seu presunçoso e novo amante convence Larry a deixar a casa e mudar-se para um motel barato - tudo para benefício das crianças, claro. A carreira de Larry está igualmente virada do avesso devido a umas cartas anónimas que o difamaram falsamente. E quando o companheiro da sua mulher morre num acidente de automóvel, ela insiste que deverá ser ele a pagar a conta do funeral! Mas os azares não ficam por aqui...
BLACKBIRD

Ray, 55 anos, é confrontado com o seu passado quando Una, 27 anos, aparece de surpresa no seu local de trabalho. Culpa, raiva, emoções fortes e cruas surgem enquanto eles relembram a relação apaixonada que ambos viveram há 15 anos atrás. Blackbird fala de um assunto delicado com sensibilidade e sem juízos morais, questiona os limites da nossa maneira de ver a vida, dos nossos tabus, das nossas concepções de amor e de abuso.
Ficha Técnica e Artística
De David Harrower
Tradução e Encenação Tiago Guedes
Direcção de Cena Isabel Inácio
Operação de Luz Rui Monteiro (Visualight)
Operação de Som Bruno Pereira (Visualight)
Direcção Técnica José Carlos Nascimento
Com Miguel Guilherme, Isabel Abreu e Margarida Lopes
Produção Teatro Nacional D. Maria II em colaboração com TAKE IT EASY
Co-Financiamento

DIABO NA CRUZ
15 Abril - 22h00
"Viciante, original, divertido, inteligente, contagiante."
"A confirmação de Jorge cruz como um compositor e produtor que sabe que a distância entre a pop e a música tradicional pode ser nenhuma."

VERTIGO - A MULHER QUE VIVEU DUAS VEZES
14 Abril - 21h30
John "Scottie" Ferguson é um detective de São Francisco cuja acrofobia o levou à reforma. Um rico empresário construtor de navios que conhece dos tempos de faculdade entra em contacto com Scottie e pede-lhe que siga a sua bela mulher, Madeleine. Este teme que ela esteja a enlouquecer, mesmo até perto do suícidio, por acreditar estar possuída por um descendente morto. Scottie está céptico mas aceita o pedido depois de ver a bela Madeleine.
AFTERSCHOOL - DEPOIS DAS AULAS
De António Campos, com Ezra Miller, Jeremy White e Emory Cohen
Robert, aluno numa das melhores escolas norte-americanas, filma por acidente a morte de duas colegas. As suas vidas tornam-se no assunto de um projecto audiovisual concebido pela direcção da escola para acelerar o luto colectivo. Mas este projecto cria uma atmosfera de paranóia e mal-estar entre os alunos e os professores.
ARTUR E A VINGANÇA DE MALTAZARD
11 Abril - 15h00
2€ - M6
De Luc Besson, vozes de Ana Guiomar, Pedro Granger e José Pedro Vasconcelos
CAMPINOS, MULHERES E FADO
Pela Companhia de Teatro do Ribatejo
A Companhia de Teatro do Ribatejo apresenta a opereta “Campinos, Mulheres e Fado”. Cerca de duas dezenas de actores cantam, dançam e representam envolvidos numa cenografia de grande beleza. Esta opereta é uma viagem ao espírito ribatejano em ritmo de fado e fandango com belas canções a envolverem o público.
Espectáculo integrado na CAL – Cultura Alentejo (Programação Cultural em Rede) – Municípios de Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Moura, Serpa e Santiago do Cacém
Co-Financiamento

CRISTINA NÓBREGA
No início de 2008, o Fado, descoberta e paixão da juventude, ressurge com renovada força e faz com que assuma perante si mesma que precisa de cantar. É neste género musical que encontra a forma mais profunda de expressão e a magia de cantar em português. O seu primeiro trabalho, “Palavras do Meu Fado” (Setembro 2008), inclui temas clássicos do fado pela mão dos poetas.
Estreia-se em Madrid a 14 de Setembro de 2008 na ‘Noite Branca’, a convite do Círculo de Bellas Artes. Em Maio de 2009 a Fundação Amália Rodrigues atribui-lhe o Prémio Artista Revelação 2009.
O seu próximo trabalho discográfico será composto exclusivamente por temas inéditos de grandes poetas portugueses, como Fernando Pessoa, Vasco Graça Moura, David Mourão-Ferreira. Na sua curta carreira, tem apresentado a sua voz em locais de referência, em Portugal e no estrangeiro, com assinalável êxito. Os músicos que a acompanham são referências incontornáveis do Fado.
Formação
Luis Ribeiro Guitarra Portuguesa
Jaime Martins Viola de Fado
Joel Pina Viola Baixo
Luis Pedro Cajon
Apoio Município de Beja
ATRÁS DAS NUVENS
Paulo tem dez anos e vive sozinho com a mãe, em Lisboa. Maria sempre evitou que o filho conhecesse o avô paterno, mas Paulo decide procurá-lo e aproveita uma viagem escolar para justificar a sua ausência. É no Alentejo que encontra o avô Vítor, um pequeno produtor de vinho, a quem o passado deixou muitas marcas. Vive isolado no seu monte perdido na planície, onde preserva um "boca-de-sapo" em perfeito estado. Apesar de imobilizado, o velho Citröen está sempre pronto para todas as suas viagens imaginárias. É neste carro que Vítor dá a conhecer o seu passado e juntos, avô e neto, partem numa aventura emocionante, para além dos montes, das vinhas, da planície e do tanto que os separou.
O LAÇO BRANCO
6 Abril - 21h30
3€ - M16
Drama
Uma aldeia protestante da Alemanha do Norte. 1913/1914. Em vésperas da primeira guerra mundial. Uma história de crianças e adolescentes pertencentes a um coro liderado pelo professor da aldeia, e suas famílias: o Barão, o gerente, o pastor, o médico, a parteira, camponeses. Acidentes estranhos acontecem e, gradualmente, assumem o carácter de uma punição ritual. Quem está por de trás de tudo isso?
CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE INSTRUMENTISTAS
Em 2001, em colaboração estreita com algumas colectividades da nossa Região, iniciámos o projecto Curso para Instrumentistas e Regentes das Bandas Filarmónicas do Baixo Alentejo. Este curso, o primeiro a surgir na região, tinha como objectivo primordial contribuir para a formação dos filarmónicos, fornecendo-lhes ferramentas que poderiam permitir uma nova visão e uma nova abordagem do fenómeno musical.
Nove anos passados, e depois de sete edições, podemos olhar para trás e ver que o trilho que delineámos propiciou uma mudança substancial na mentalidade de todos os elementos que integram as bandas filarmónicas. A realidade de hoje é bem diferente da situação existente em 2001, facto que é facilmente corroborado pelo nível que alguns filarmónicos, e consequentemente as suas formações, possuem hoje.
Para além dos cursos de formação temos hoje um grande número de filarmónicos que frequentam cursos de música a nível básico, secundário ou superior, situação que continuará a contribuir para o aumento do nível qualitativo das nossas Bandas Filarmónicas.
É neste linha de pensamento que propomos em 2010 a realização do oitavo curso para instrumentistas do Alentejo.
Org. Conservatório Regional do Baixo Alentejo
Apoio Município de Beja