BABELIM

Serviço Educativo
24 Agosto - 16h00
2€

Pela Companhia de Música Teatral

Babelim é uma experiência artística centrada na música e no movimento. É uma obra aberta que conjuga quadros contemplativos e momentos participativos, e resulta do trabalho de exploração, fruição e investigação realizado com pais e bebés, educadores e artistas que ao longo dos dois últimos anos têm partilhado as várias etapas do Projecto Opus Tutti. Em particular, dos workshops Afinação do Ouvir e Afinação do Brincar. Lugar de liberdade, partilha e autenticidade, de cruzamento de percursos, forma de festejar o ”momento presente” através da música, da voz e do corpo.
Babelim é uma linguagem. É também um lugar. Uma paisagem, um conjunto de quadros sonoros e visuais, ora apresentando um grau de indeterminação muito elevado; ora envolvendo sonoridades complexas, ora outras muito simples. Em Babelim, o piano é elemento central - útero ressoador e másculo, ponto de partida para um fluxo de comunicação entre todos, envolvendo a participação de várias pessoas, bebés, crianças e adultos, artistas profissionais e a própria audiência.
Babelim pode ser visto e ouvido de muitas formas diferentes. Babelim é regaço, campo branco, comunidade em vibração. Jardim Zen, robusto e florido. De papoilas e sons de água. Babelim proporciona um olhar sobre uma arte inspirada em afectos, uma experiência artística que resulta de vários percursos anteriores realizados com diferentes pessoas e que se renova de cada vez que acontece. É uma experiência participativa fluida em que cada espectador é convidado a encontrar a harmonia do momento.
Babelim é um termo inventado para designar a forma de comunicação que precedeu a linguagem. Feita de sons, imagens, movimentos, falado-cantado-dançado pelas pedras, plantas, animais e humanos. Perdeu-se com o tempo e com a pressa de nos tornarmos grandes. Mas os bebés, e as mães, ainda o falam.

Ficha Técnica e Artística
Concepção e Produção Companhia de Música Teatral
Direcção Musical e Artística Paulo Maria Rodrigues
Artistas Convidados Pedro Ramos, Sara Costa
Criação Plástica Ana Guedes
Coordenação Geral Helena Rodrigues

Co-Financiamento