12ª EDIÇÃO DO FIKE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS

De 21 a 25 Outubro


A 12ª edição do FIKE (Festival Internacional de Curtas Metragens) vai decorrer em simultâneo entre 21 e 25 de Outubro, simultaneamente nas cidades de Évora e Beja. Este ano, inscreveram-se para a pré-selecção no festival, 1004 filmes, originários de 44 países, e foram seleccionados 39 filmes que serão apresentados no Teatro Pax Júlia ao longo dos 5 dias do Festival, em sessões que terão lugar às 21h30, e que constituem a Competição Internacional do Festival.O público é convidado a escolher o melhor filme em competição e atribuir o Prémio do Público, um dos galardões atribuídos anualmente pelo Festival.
O FIKE 2014 trás a Beja, também, a Festa Mundial da Animação, antecipando as comemorações do Dia Mundial da Animação, que se celebra a 28 de Outubro. Ao longo da semana as Escolas do concelho são convidadas a participar nestas sessões integradas na Festa Mundial da Animação, tendo oportunidade de ver algumas das produções mais importantes do cinema de animação de todo o mundo.
O programa paralelo do Festival integrará sessões de mostra não competitiva que ocuparão o final da tarde. As Noites do FIKE marcarão ainda a programação no Espaço dos INFANTES, com concertos e performances ligadas ao cinema.
O FIKE 2014 é promovido, como habitualmente, pela Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e Associação Lendias d’Encantar.
Esta 12ª edição tem o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção Regional de Cultura do Alentejo / Governo de Portugal, dos Municípios de Évora e Beja e da Universidade de Évora.
O FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens, integra-se no projecto IMAGINÁRIOS AO SUL, que engloba o Festival de Teatro de Amadores de Évora, o Festival Raízes do Som e o Festival Internacional de Teatro do Alentejo. Organizados pelo Cineclube de Évora, Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, a associação cultural bejense Lendias d’Encantar e a Associação Lua Aos Quadradinhos. Um projecto pluridisciplinar, com atuação nos centros históricos de Évora Beja, que visa aliar novas vivências do património através de actividades culturais, formação de públicos, capacitação e envolvimento de outros agentes com a intensificação de hábitos e prática de consumos culturais. Trata-se de uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO.