EVIDÊNCIAS SUFICIENTES PARA A NÃO COERÊNCIA DO MUNDO, de Márcia Lança

21 Janeiro - 21h30
3€ - M12

Este trabalho apresenta um desaparecimento brusco de várias evidências, revela incoerências enquanto paradoxos, questionando-se sobre se as coisas produzem sentidos ou se produzimos sentidos a partir das coisas. Reflete sobre contextos e os seus artifícios de fabricação e transfiguração. Um contexto é por si só um enquadramento, um quadro, uma construção cultural.
Ao fazer-se arqueologia com pessoas, estas são retiradas dos seus lugares, de lá, de onde estavam, e apresentadas num outro lugar – descontextualizadas e recontextualizadas. Descrevemos um contexto, imaginamo-lo. Descrevemos alguém, construímos alguém.
Evidências Suficientes para a Não Coerência do Mundo serve-se de várias histórias: do corpo e de seus monstros, da pintura retratista, do traje, do uso de cenários frente aos quais as pessoas se deixavam, em tempos, capturar, e da construção de relações sociais de poder, entre outras. É proposta uma narrativa coreográfica, não cronológica, de carácter ficcional com contornos documentais. Colocou-se, então, a seguinte questão: “Se uma pessoa nunca se mexer e tudo mudar à sua volta será que ela mudou?”

Projeto e direção Márcia Lança
Criação Ana Monteiro, Andrea Brandão, Gonçalo Antunes, João Calixto e Márcia Lança
Performance Ana Monteiro e Márcia Lança
Aconselhamento Luz Pierre Willems
Produção Márcia Lança/VAGAR
Apoio à produção Sérgio Parreira
Residências Artísticas Tryangle Performing Arts Research Laboratories - Marselha, Negócio | ZDB - Lisboa, O Espaço do Tempo - Montemor-o-Novo 
Co-produção VAGAR, Negócio | ZDB e O Espaço do Tempo
Apoios Museu Nacional do Teatro, Teatro Nacional D. Maria II e Produções Real Pelágio