CONCERTO COM A BANDA ‘OS AMARELOS’


24 Outubro - 15h00
Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete) - M6

No passado dia 16 de Agosto de 2021, celebrou-se o centenário de fundação da S.F.U.M. "Os Amarelos" que, teve em José Godinho Jacob, o seu mais fervoroso impulsionador. Uma das maiores valências desta instituição encontra-se ao nível da sua Banda Filarmónica, que encontrou em António Maria Valente (1893-1973), músico excecional da Banda Sinfónica da G.N.R e da Orquestra da Emissora Nacional, o motor para a construção do seu crescimento musical e artístico e, para afirmação de uma cultura organizacional de rigor e respeito pela arte.
Hoje esta cultura mantém-se, sendo transmitida de geração em geração aos alunos da nossa escola de música que, ao longo deste ano, têm trabalhado connosco de forma heroica, transitando entre modelo presencial e online, para garantir o presente e futuro desta instituição. Não parámos, mas precisamos de continuar a materializar o nosso percurso com novos eventos, que nos tragam inspiração e nos alimentem a esperança. As comemorações do centenário da S.F.U.M. "Os Amarelos", após vários períodos de paragem forçada pela crise pandémica, são um objetivo desejado por um coletivo, no qual integramos toda a população do concelho de Moura e, também, todos os distritos onde maioritariamente nos fizemos representar, ao longo destes 100 anos.
Esta programação resultou em quatro concertos apoiados pelo Programa Garantir Cultura, para as cidades de Moura, Beja, Évora e Lisboa, para que possa ir ao encontro das suas populações, encurtando distâncias e levando a música a quem connosco caminhou, ao longo destes 100 anos. Este concerto contará com a direção da Maestrina Marisa Caraça e com um repertório, do qual constam obras compostas em 2021 e outras deixadas em arquivo pelos maestros que dirigiram a nossa banda ao longo deste centenário.
A abertura deste concerto será assegurada pela nossa banda juvenil, sob a direção do Prof. Rui Caeiro.

Parceiro Institucional República Portuguesa – Cultura
Apoio Câmara Municipal de Beja e Câmara Municipal de Moura