VELHOS


9 Junho - 17h00
5€ - M6


com Sérgio Mercurio

Velhos é o primeiro espetáculo de uma trilogia sobre a velhice. Composto por 8 personagens, bonecos de diferentes técnicas e tamanhos. Desde personagens maiores que uma pessoa até bonecos manipulados com um pé.
Na Argentina desde crianças chamamos à nossa mãe de «velha». Os pais brincam com isso dizendo que os ofende, argumentando que os velhos são trapos, mas gostam, porque sabem que esta expressão depreciativa está cheia de ternura. Eles sabem-no pelo tango.
Estes velhos aqui reunidos, são velhos personagens e mostram-se como são, não têm dúvidas, e à sua maneira resistiram à prova do tempo. São capazes de coisas extraordinárias. São velhos que estão aqui e ali. É fácil encontrá-los, talvez um dia sejamos nós.
Velhos é um espetáculo cheio de verdades e ternura que atravessa gerações pela sua capacidade de dialogar através de uma linguagem que navega entre a brincadeira e o humor, desaguando muitas vezes em momentos de reflexão.
Sérgio Mercurio, argentino, escritor, cineasta, ator, diretor e formador é conhecido mundialmente como: "O titereiro de Banfield". O seu repertório é composto por El Titiritero de Banfield, En camino, De Banfield a México, Viejos, Beatriz e Viejos de mi…, com apresentações por todo o mundo, chega pela primeira vez a Portugal através da Chamadarte uma associação socio cultural sediada em Beja que tem como missão o desenvolvimento de dinâmicas baseadas em arte e comunidade, promotoras da coesão social, valorização dos saberes culturais, preservação ambiental e integração de populações excluídas.

Ficha Técnica
Texto, dramaturgia, construção de bonecos e direção Sérgio Mercurio
Atores Rosimari Jacomelli e Sérgio Mercurio
Assistente de Direção Gerardo Saavedra
Técnico de Luz, Som e Vídeo Wagner Correia

Org. Chamadarte – Associação Sócio-Cultural
Apoio Câmara Municipal de Beja e Rádio Voz da Planície