Integrado no XIX Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja
No final terá lugar uma conversa com o Realizador
Realizador Pedro Fidalgo
Ano 2022
Duração 96 minutos
Género Documentário
Origem França, Portugal
Estreia em Portugal 12-05-2022
Documentário sobre Dominique Grange onde a cantora e compositora fala do seu percurso e das suas lutas políticas. Uma viagem no tempo, estruturada por imagens de arquivo - fílmico, sonoro, artigos de jornal animados e pelas suas canções. Aos poucos, a história pessoal e familiar dá lugar à memória coletiva, graças aos desenhos de Tardi.
Seguindo Dominique Grange descobrem-se os lugares e as personagens que a acompanharam. Sempre a mesma mulher e o mesmo temperamento rebelde. A miúda que cantava nas fábricas ocupadas no Maio de 68 não é uma heroína, apenas uma resistente que recusa compromissos e rendições. Ao mesmo tempo, em estúdio, Dominique grava com o grupo Accordzéâm, 50 anos depois, um livro-disco: "Chancun de vous est concerné". Por vezes ensaia em casa, perto de Tardi e dos filhos, adotados no Chile.
A última parte do filme é repleta de encontros que permitem relacionar as diferentes causas pelas quais Dominique militou e continua a militar. Para terminar, Dominique faz alusão aos grandes movimentos revolucionários, de 1789 à Comuna de Paris. Descreve-os como "rios subterrâneos" que ressurgem para irrigar as lutas de hoje e de amanhã, como fora irrigado o Maio de 68.
Sinopse retirada de Filmspot:
Não Apaguem os Nossos Rastos! Dominique Grange, Uma Cantora de Protesto / N'Effacez Pas Nos Traces! Dominique Grange, une Chanteuse Engagée (2022) - filmSPOT