LUSOFONIAS – JÉSSICA LOPES – À PROCURA DA PRIMAVERA


12 setembro 2025 - 21h30

Performance multimédia a partir de: Caderno de Memórias Coloniais de Isabela Figueiredo

Com Jéssica Lopes
Produção Chamadarte

FESTIVAL TERRAS SEM SOMBRA - Long Live Peace! Music for the Royal Fireworks, by G. F. Handel


13 setembro 2025 - 21h30
Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete) - M6

OCAS – ORQUESTA DE CÁMARA SOLIDARIA
Fundada em 2002, então como Orquesta de Cámara del Nalón, a asturiana Orquesta de Cámara Solidaria (OCAS) entretece o talento de jovens e músicos experientes sob a batuta de Manuel Paz. Almeja, deste modo, espelhar a vida, com a música assumidamente convertida numa linguagem universal, capaz de romper fronteiras e unir culturas.
Um dos seus pilares é o projecto Vínculos, iniciado em 2005, que visa a cooperação internacional através da música. Este projecto levou a orquestra a mais de 15 países, entre eles a Bolívia, o Brasil, a Nicarágua, a Indonésia, Marrocos, a Ucrânia, a Polónia e a China, com a realização de concertos, workshops e actividades pedagógicas e culturais.
Além da sua dimensão internacional, a OCAS desenvolve projectos educativos locais, como a Escuela de Música Itinerante de Siero (EMIS), que oferece aulas de coro e instrumentos de cordas a crianças. O compromisso social é outros dos pilares da orquestra, através da realização de concertos solidários e da colaboração com organizações de referência, nomeadamente a Fundación SEUR, para reparar e doar instrumentos musicais a escolas em comunidades desfavorecidas.

HANNA DEL CANTO SOPRANO
Nascida em 2000 em Sotrondio, Hanna del Canto Rubio é uma intérprete versátil e dedicada com uma carreira que reflecte paixão e compromisso contínuo com a arte. Especializou-se em Violoncelo, completando o Grau Superior no Conservatorio Superior de Música del Principado de Astúrias, de Oviedo, e na Lietuvos Muzikos ir Teatro Akademija, de Vilnius. Explora também a flauta transversal e o canto.
Como vocalista, é soprano no Intermezzo Promusic e no Lumen Coro Joven, e integrou a Capilla Polifónica Ciudad de Oviedo. Dirigiu o Coro Voces Blancas del Nalón e a Chorale "A coeur joie". 

MANUEL PAZ DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Natural de Ujo, localidade do concelho de Mieres (Principado das Astúrias), iniciou-se na música como guitarrista e dedicou-se ao ensino e à luteria, formando-se como um músico multifacetado. Fundador e director da Orquesta de Cámara Solidaria (OCAS) desde os primórdios deste instituição, salientou-se pela criação do projecto Vínculos, pioneiro à escala global.
O seu percurso assenta numa filosofia pedagógica centrada na empatia e na partilha, com valorização da música como ferramenta de transformação cultural e humana. Reconhecido pelo rigor artístico e pela sensibilidade, Manuel Paz conjuga a direcção artística com uma forte vocação educativa, trabalhando activamente para fazer da arte musical um elo entre diferentes gerações e culturas.

Org. Pedra Angular
Apoio Câmara Municipal de Beja

DIOGO PIÇARRA - HÁ SEMPRE UMA MÚSICA TOUR


17 setembro 2025 - 21h30
10€ - M6

Integrado no Festival Beja Jovem

Há Sempre Uma Música que me lembra de ti, escreveu Diogo Piçarra numa das canções do seu novo álbum “SNTMNTL” (Sentimental). “Há Sempre Uma Música” é também o nome da canção que serve de mote a uma nova tour de auditórios, uma oportunidade única para viver uma noite mais intimista com um dos maiores artistas da atualidade.
Uma coisa é certa, haveremos sempre de nos lembrar das músicas de Diogo Piçarra, canções que rapidamente se transformaram em clássicos da música portuguesa, contabilizando uns impressionantes 15 galardões de Platina, 6 de Ouro, 2 de Dupla Platina, 1 de Tripla Platina e 1 de Quádrupla Platina.
Canções como “Há Sempre Uma Música”, “Amor de Ferro”, “Saída de Emergência”, Monarquia”, “Sorriso” ou “Não Te Odeio”, todas partes do último disco “SNTMNTL”, e todas singles de grande sucesso, não faltarão no alinhamento ao lado de grandes clássicos como “Tu e Eu”, “História”, “Trevo” ou “Paraíso”.
O que também não faltará no alinhamento é aquela música que será o público a escolher, aquela música que todos gostariam de ouvir na voz de Diogo Piçarra. Para cada concerto desta tour o artista dará a oportunidade ao público de escolher uma canção da sua vida para Diogo cantar, através de uma votação no seu perfil de Instagram, a mais votada em cada concerto terá direito a uma versão em palco.
Nesta nova tour Diogo Piçarra estará acompanhado em palco por Filipe Cabeçadas, seu baterista de longa data, aqui na bateria e programações. Diogo Piçarra apresenta-se na voz, guitarra, piano e programações.

A PANCADA QUE ENDIREITA O MUNDO PELO ARTE PÚBLICA


23 e 24 setembro - 21h00
5€
 
Portugal apresenta índices inaceitáveis de violência dentro de portas: a violência doméstica, tantas vezes calada pelas vítimas por embaraço, medo, ou (vã) esperança na mudança: «Não digas nada, ninguém pode saber» - diz uma mãe, recorrentemente, à sua filha.
«Pai, pai, pára!!!» - esta súplica de uma criança a interpor-se entre o agressor e a vítima, sua mãe, gravada em vídeo e que recentemente fez manchetes na imprensa, mostra-nos ainda as vítimas mais desprotegidas, lá, onde a protecção deveria ser a prioridade: as crianças, no ambiente familiar.
Abordaremos a banalização da violência - verbal, emocional e física - dentro do território mais íntimo, o doméstico, como estratégia de manipulação, de opressão e de humilhação da pessoa ou pessoas mais próximas - geralmente a mulher e / ou os filhos.
Esta é uma produção teatral e testemunhal que surge pela constatação da invasão de uma vaga que atravessa a nossa sociedade - que tem como mecanismo a brutalidade como meio de resolver as mais variadas situações - e o perigo real da sua banalização.

Ficha Técnica
Texto, encenação, cenário Gisela Cañamero
Actores Inês Romão e Luís Amaro
Testemunhos de Ricardo Madeira, Sara Castanheira e Tito Lívio
Gravação, edição vídeo César Melo
Direcção técnica José Manhita
Operação técnica David Soldado
Produção arte pública 2025

ORQUESTRA LIGEIRA DO EXÉRCITO


25 setembro - 21h30
Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete) - M6

Regimento de Infantaria Nº1 - Concerto do 377º Aniversário
 
Org. Regimento de Infantaria Nº 1
Apoio Câmara Municipal de Beja