FESTIVAL TERRAS SEM SOMBRA - Long Live Peace! Music for the Royal Fireworks, by G. F. Handel


13 setembro 2025 - 21h30
Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete) - M6

OCAS – ORQUESTA DE CÁMARA SOLIDARIA
Fundada em 2002, então como Orquesta de Cámara del Nalón, a asturiana Orquesta de Cámara Solidaria (OCAS) entretece o talento de jovens e músicos experientes sob a batuta de Manuel Paz. Almeja, deste modo, espelhar a vida, com a música assumidamente convertida numa linguagem universal, capaz de romper fronteiras e unir culturas.
Um dos seus pilares é o projecto Vínculos, iniciado em 2005, que visa a cooperação internacional através da música. Este projecto levou a orquestra a mais de 15 países, entre eles a Bolívia, o Brasil, a Nicarágua, a Indonésia, Marrocos, a Ucrânia, a Polónia e a China, com a realização de concertos, workshops e actividades pedagógicas e culturais.
Além da sua dimensão internacional, a OCAS desenvolve projectos educativos locais, como a Escuela de Música Itinerante de Siero (EMIS), que oferece aulas de coro e instrumentos de cordas a crianças. O compromisso social é outros dos pilares da orquestra, através da realização de concertos solidários e da colaboração com organizações de referência, nomeadamente a Fundación SEUR, para reparar e doar instrumentos musicais a escolas em comunidades desfavorecidas.

HANNA DEL CANTO SOPRANO
Nascida em 2000 em Sotrondio, Hanna del Canto Rubio é uma intérprete versátil e dedicada com uma carreira que reflecte paixão e compromisso contínuo com a arte. Especializou-se em Violoncelo, completando o Grau Superior no Conservatorio Superior de Música del Principado de Astúrias, de Oviedo, e na Lietuvos Muzikos ir Teatro Akademija, de Vilnius. Explora também a flauta transversal e o canto.
Como vocalista, é soprano no Intermezzo Promusic e no Lumen Coro Joven, e integrou a Capilla Polifónica Ciudad de Oviedo. Dirigiu o Coro Voces Blancas del Nalón e a Chorale "A coeur joie". 

MANUEL PAZ DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Natural de Ujo, localidade do concelho de Mieres (Principado das Astúrias), iniciou-se na música como guitarrista e dedicou-se ao ensino e à luteria, formando-se como um músico multifacetado. Fundador e director da Orquesta de Cámara Solidaria (OCAS) desde os primórdios deste instituição, salientou-se pela criação do projecto Vínculos, pioneiro à escala global.
O seu percurso assenta numa filosofia pedagógica centrada na empatia e na partilha, com valorização da música como ferramenta de transformação cultural e humana. Reconhecido pelo rigor artístico e pela sensibilidade, Manuel Paz conjuga a direcção artística com uma forte vocação educativa, trabalhando activamente para fazer da arte musical um elo entre diferentes gerações e culturas.

Org. Pedra Angular
Apoio Câmara Municipal de Beja