FESTIVAL ONE WO/MAN BAND

Dias 27 e 28 Maio - 21h30
5€ / 3,5€ - M12

O Festival One Wo/Man Band é uma novidade que surge de uma parceria entre o Pax Julia - Teatro Municipal de Beja, o Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre e o Teatro Municipal de Faro.
A ideia inicial deste “projecto” foi trazer a estas cidades alguns dos mais conceituados artistas masculinos e femininos da actualidade no formato one man band. Nos dois dias de duração do Festival, contaremos com as actuações de One Man 100% Bluez Band (Itália) e Petit Vodo (França), no dia 27 e de The Venus Fly Trap One Girl Band (França) e Becky Lee (EUA), no dia 28.

One Man 100% Bluez band é Davide Lipari. Nascido em Roma, Itália, em 1981, Lipari começou a interessar-se pelo blues nos seus anos de adolescente, inspirado pelos primeiros discos de Muddy Waters, Robert Petway e John Lee Hooker.
Em 2009, Lipari gravou o seu primeiro CD, uma gravação ao vivo intitulada "Live at Velletri Blues Festival." Seguiu-se o seu primeiro álbum de originais, "You, Me and Her", em 2010, e no início deste ano "Southern Jellyfish", com a colaboração de Ruggero Solli na bateria, que transformou o seu projecto original num esfuziante duo.


Petit Vodo é o nome do mentor de um original projecto de blues, iniciado em 1997, que começou a sua carreira de músico como baterista de um grupo de blues na sua cidade natal, Bordéus. Vodo toca simultaneamente bateria, guitarra, harmónica e vozes, além de incorporar pedaços de programas de rádio e samples nas suas actuações ao vivo.
Conceituado no seu país (França), depois de fazer as primeiras partes do famoso grupo de rock Noir Désir, assim como digressões europeias com artistas tão diferentes como R.L. Burnside, T-Model Ford, Mettalica e Andre Williams, Petit Vodo tem sido capaz de construir a reputação ao vivo de um artista que é uma autêntica "one man band", uma explosão de blues.
Depois de uma primeira e atordoante presença em Portalegre, no Festival de Blues, em 2007, Petit Vodo regressa a Portugal para apresentar o seu novo álbum ao vivo, "The Full House Blues: Live 1999-2009”.


The Venus Fly Trap One Girl Band, também conhecida por Ramona de la Muerte, faz música sem regras, grita como um demónio possuído, grava todas as suas músicas à primeira tentativa e odeia editoras musicais. A sua música é atonal, perturbante e corajosamente não-comercial, despida até aos ossos. É rock n' roll cru vindo directamente de um futuro anárquico onde os únicos discos que sobreviveram ao cataclismo foram lados B dos The Cramps, os primeiros álbuns de P.J. Harvey e os ensaios dos The Velvet Underground.


Becky Lee vive no deserto do Arizona com o seu pé "bêbado", faz digressões pela Europa duas vezes por ano, prefere whisky à cerveja, e é conhecida pela sua voz quente e uma abordagem genuína ao conceito de "one man band".
Becky Lee é uma das poucas cantoras femininas a actuar como "one girl band", tocando guitarra, bateria e demais instrumentos e "aparelhos" para gerar percussão.
Depois da participação em dois lançamentos portugueses de 2009, "Like The Wolf", dos a Jigsaw, e "Femina" de The Legendary Tigerman, a Voodoo Rhythm Records, da Suiça, planeia para breve o lançamento de um álbum seu.

Rede





Co-Financiamento