VALSA DO PEITO

FESTIVAL DANSUL
20 Novembro
M6

Pela Companhia DANSUL

14h30 | Entrada Gratuita | Sessão para Escolas mediante marcação pelo email geral@dansul.net

21h30 | 3€ - Público em geral

Com dança, poesia, música e um filme este espectáculo expõe a experiência de sobreviventes do cancro da mama. Construímos a valsa em palco com poemas da escritora Fernanda Romba e, através de palavras-chave do seu livro O meu Caranguejo e Eu, refletimos sobre um problema de saúde do corpo feminino que é preciso enfrentar para compreender. Para o filme algumas mulheres alentejanas falaram da sua vivência. De forma afetuosa e encorajadora, percorremos na Valsa do Peito uma espiral de sentimentos, às vezes contraditórios mas seguramente inspiradores. Mantendo a dignidade e respeito que este assunto impõe deixámo-nos contagiar pela força de uma vontade de viver, a capacidade de dominar a revolta e a vontade de vencer.

Companhia Dansul
É uma convergência de vários artistas, em Mértola, para criar peças de dança contemporânea que refletem temas familiares à cultura local. Após Diz que Dançam (2008), Movimentos da Terra (2011) e Não Dançarás Como Antes (2013) esta é a quarta criação da companhia. Paula Varanda, que junta o grupo, tem um mestrado em artes pela Middlesex University e dedica-se desde 1994 à criação, reflexão e formação em dança.

Ficha Artística
Direcção artística e coreografia Paula Varanda
Música original ao vivo Anthony John
Filme documental Helena Inverno e Verónica Castro
Bailarina Joana Cavaco
Declamação e poemas Fernanda Romba
Iluminação José Palma
Participantes no filme sobreviventes e familiares entrevistados em Mértola, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Casével e Castro Verde
Apoio de guarda-roupa e maquilhagem Ana Fabião
Engenharia de som André Neto

Org. AMDA - Associação em Mértola para Desenvolver e Animar
Parceria Câmara Municipal de Beja