Pelo Teatro Di Mozambik & Companhia Lendias d’Encantar (Moçambique/Portugal)
Integrado no FITA
DIZCONTOS é um solo teatral inspirado em histórias africanas dos anos 80/90, acerca da emigração dos jovens moçambicanos para a vizinha África do Sul, país africano economicamente mais próximo da Europa.
Moçambique, país do histórico líder Samora Machel, vivia uma guerra civil sem fim à vista e na África do Sul de um Nelson Mandela preso, a população negra enfrentava o Apartheid e a criminalidade.
Mas afinal o que poderia levar um jovem urbano a trocar a incerteza do seu país de origem pela intranquilidade do país de destino? Nesta performance quase biográfica, o actor interpreta o papel de um sem-abrigo (símbolo do fracasso no capitalismo) que por sua vez dá a vida a vários personagens que são na verdade a personificação da sua própria família, convivendo com o drama do seu irmão, na altura imigrante na África do Sul. E neste jogo dentro do jogo relatam-se histórias de coragem, de medo, e de esperança, histórias contadas, cantadas, ilustradas que se repetem na vida dos imigrantes até hoje, porque todo emigrante está condenado a contar um conto por dia, para poder sobreviver. Dizcontos é também um olhar sobre o centro de Maputo, uma cidade de sobrevivência, na perspectiva de uma família da classe média-baixa representada por várias faixas etárias que, de acordo com a sua experiência, apresentam o seu olhar critico sobre a vida urbana num país africano dividido entre a guerra e paz.
Ficha Técnica
Criação/Interpretação Klemente Tsamba
Assistência Criativa Pedro Pires
Preparação Corporal Margarida Cardeal
Criação Multimédia, Adereços e Figurinos Klemente Tsamba
Fotografia Vítor Leite
Produção Carla Cardoso
Duração 65 minutos
Org. Lendias d’Encantar
Apoio Câmara Municipal de Beja