SE ISTO É UM HOMEM


3 Maio - 20h00
3€ - M12


Pela Companhia de Teatro de Almada (Portugal)

Integrado no FITA

Se isto é um homem trata do sofrimento total e verdadeiro vivido no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, tal como foi narrado por Primo Levi no livro Se Isto é um Homem (Se Questo è un Uomo), de 1947.
«Fui capturado pela milícia fascista a 13 de Dezembro de 1943», eis as palavras com que começa o texto. Nos últimos anos da Segunda Grande Guerra, já com Itália ocupada pelos Aliados, Mussolini liderou na região norte do país, controlada pelos Nazis, um pequeno Estado auto-denominado República Social Italiana, mais conhecida por República de Salò. Levi e alguns companheiros igualmente inexperientes, tal como o escritor relata, tinham criado uma brigada de partigiani para se juntarem à Resistência, mas caíram nas mãos de uma milícia. «Naquele tempo, ainda ninguém me ensinara a doutrina [...] segundo a qual a primeira tarefa do homem é tentar alcançar os seus objectivos com meios adequados, e quem errar, paga; por isso não posso deixar de considerar justo o sucessivo desenrolar dos acontecimentos», conclui o autor logo nos primeiros parágrafos.
Nascido em 1919, e desaparecido em 1987, provavelmente por suicídio, Levi tinha já morrido em Auschwitz, quarenta anos antes, disse o escritor Elie Wiesel. Dedicado aos carrascos que foram todos os que, pelo silêncio cobarde e pela indiferença dormente, compactuaram com o genocídio de milhões de judeus, o texto põe à consideração destes se «quem sem cabelos e sem nome», nem já «força para recordar» é um homem ou uma mulher. Originalmente publicado em 1947, o livro conheceria uma primeira adaptação para teatro em 1966.

Ficha Técnica
Interpretação Cláudio da Silva
Cenografia Manuel Graça Dias e Egas José Vieira
Assistência de encenação Marco Trindade
Desenho de luz Guilherme Frazão
Som Miguel Laureano
Tradução Simonetta Neto
Execução de pintura de cena Diogo Costa
Produção Paulo Mendes
Direcção de montagem Guilherme Frazão
Montagem Andreia Mendrico, Carlos Janeiro, Ivan Teixeira, Paulo Horta e Rodrigo Marques (estagiário)
Duração 90 minutos

Org. Lendias d’Encantar
Apoio Câmara Municipal de Beja