HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA por PEDRO LAMARES

16 Novembro - 21h00
5€ - M6

Comemorações Centenário José Saramago

LEITURAS DA OBRA “HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA”
Um revisor é uma pessoa séria no seu trabalho, não joga, não é prestidigitador, respeita o que está estabelecido em gramáticas e prontuários, guia-se pelas regras e não as modifica, (...) muito menos porá um não onde o autor escreveu sim, este revisor não o fará.
Raimundo Silva, enclausurado na sua rotina, na sua disciplina, na sua revolta branda contra as imprecisões, atreve-se, “em plena consciência”, a acrescentar uma palavra a um livro que pretende ser um documento histórico. Um 'não' que não ousa mudar a frase ou sequer o livro: ousa mudar a História.
Assim está escrito e portanto passou a ser verdade, ainda que diferente, o que chamamos falso prevaleceu sobre o que chamamos verdadeiro, tomou o seu lugar, alguém teria de vir contar a história nova, e como.
A proposta é extrair do texto o arco narrativo, compactando-o em 45 minutos de leitura corrida, minimizando as feridas da omissão. Num texto que vive em dois tempos paralelos, a História dentro de uma história, esta releitura foca-se na linha contemporânea, no ímpeto de um revisor que reescreve o passado numa palavra.
Então vai-se ao tempo que passou, que só ele é verdadeiramente tempo, e tenta-se reconstruir o momento que não soubemos reconhecer, que passava enquanto reconstruíamos outro, e assim por diante, momento após momento.

Ficha Artística e Técnica
Criação Pedro Lamares e Ana Matos
Dramaturgia e interpretação Pedro Lamares
Direção técnica e desenho de luz Joaquim Madaíl
Produção Maria Miguel Coelho
Fundação José Saramago Ana Matos
Difusão e agendamento Companhia Nacional de Espectáculos
Projecto Casca de Noz, em co-produção com a Fundação José Saramago e a EGEAC/ Castelo de São Jorge
Duração 60 minutos