PORTUGAL NÃO É UM PAÍS PEQUENO


7 Maio - 21h00
5€ / Passe Festival 30€ - M12

Integrado no FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Pelo Hotel Europa (Portugal)

Espetáculo de teatro documental que reflete sobre a ditadura e a presença portuguesa em África, em particular a vida dos antigos colonos portugueses através dos seus testemunhos reais.
O texto deste espetáculo foi criado através de um processo de verbatim, que significa copiado palavra por palavra, o que se traduziu na escrita de um texto de teatro que utiliza fielmente as palavras das pessoas entrevistadas sobre a sua vida em África no Período Colonial Português.
A metodologia seguida combinou a recolha de testemunhos dessas pessoas e uma detalhada pesquisa historiográfica, criando um texto que retrata a complexidade da história recente em Portugal, no caso do fim do colonialismo português.
Com este trabalho quero investigar histórias reais que se tornaram memórias e que com o tempo foram herdadas; estou interessado em situações onde as pessoas reais contribuem para contestar e reconstruir identidades culturais; estou interessado na forma como o teatro pode contribuir para a reescrita da história, dando voz a um grupo silenciado, trabalhando assim na transmissão da memória entre gerações.

Ficha Técnica
Criação e Interpretação André Amálio
Assistência de Encenação/Coreografia Tereza Havlíčková
Criação musical e Interpretação Pedro Salvador
Cenografia Pedro Silva
Produção Hotel Europa
Apoio Fundação Calouste Gulbenkian, EGEAC, Largo Residências, Teatro do Silêncio
Imagens e vídeo Maria Joana Figueiredo
Especial agradecimento a todos os entrevistados e entrevistadas
Duração 90 minutos

Org. Lendias d’Encantar
Apoio Câmara Municipal de Beja