Entrada Gratuita mediante levantamento de bilhete - M6
Piano Valentin Magyar
Valentin Magyar iniciou os estudos musicais na Rózsavölgyi Márk Alapfokú Művészeti Iskola Márk, em Balassagyarmat, na classe de Ildikó Somogyvári. Em 2013, obteve o primeiro reconhecimento profissional ao vencer o 13.º Concurso Nacional de Piano da Hungria. Entre 2013 e 2015, foi aluno de Gábor Eckhardt na Tóth Aladár Zeneiskola AMI, em Budapeste. Naquele último ano, foi admitido ingressou na prestigiada School for Exceptional Young Talents, da Zeneakadémia (Academia Liszt), onde estudou sob a orientação de Gábor Eckhardt, Imre Hargitai e Rita Wágner. Prosseguiu os estudos pianísticos, a partir de 2016, nesta instituição, tendo por mentores, entre outros, Attila Némethy e Balázs Szokolay. Tem marcado presença assídua nas masterclasses de Gábor Takács-Nagy, Ian Fountain e Zoltán Fejérvári, bem como no programa internacional “Music without Borders” (Balassagyarmat), no Festival de Música de Bozsok e na Kaposfest.
Actua com regularidade em palcos nacionais e estrangeiros (v.g., Budapest Music Center, Zeneakadémia, MÜPA Budapest, Pesti Vigadó, Klebersberg Kultúrkúria, Jókai Anna Szalon, Nemzeti Színház, Collegium Hungaricum Wien, Collegium Hungaricum Beograd).
Estreou-se na sala principal da Academia Liszt, em 2018, com o Concerto para Piano em Ré menor, de W. A. Mozart – para o qual escreveu as suas próprias cadências – com a Orquestra de Câmara Anima Musicæ. Em 2019, interpretou Rapsódia sobre um Tema de Paganini de Sergei Rachmaninoff, com a Zuglói Filharmónia, sob a direcção de Gábor Horváth.
Tem sido distinguido em vários concursos internacionais de piano. Em 2016, recebeu a Medalha da Prata do Concurso Internacional de Piano Aci Bertoncelj, em Velenje (Eslovénia). Em 2017, o 2.ª Prémio do; Concurso Internacional de Piano Bartók Béla, em Graz. Em 2018, o 1.º Prémio do Concurso Internacional de Performance, em Balassagyarmat Hungria). Em 2020, venceu o concurso de Jovens Talentos na Música Clássica, em Nova Iorque. Em 2021, ganhou o 3.º prémio do Concurso Internacional Franz Liszt, em Weimar e Bayreuth, e o Prémio Especial para a obra tardia de Liszt.
Participa, desde 2019, no programa avançado da Chamber Academy Association, onde colabora com Zoltán Fejérvári (pianista), István Várdai (violoncelista), Kristóf Baráti (violinista), Máté Szűcs (vilolista) e Balázs Hornyák (flautista).
Org. Pedra Angular
Apoio Câmara Municipal de Beja