O MUNDO PODE ENCONTRAR A MINHA NUDEZ


14 e 15 Setembro - 21h00
5€ - M12


pela Arte Pública e Produções Acidentais

Nascida Chaya Pinkhasovna Lispector, na Ucrânia, em 1920, foi a fuga da família – judaica – aos pogroms antissemitas, que a fez chegar ao Brasil, após uma curta estadia na Moldávia e na Roménia. A ucraniana que se naturalizaria brasileira acabou por se tornar uma das escritoras em língua portuguesa mais importantes do século XX, e uma das vozes mais singulares na análise e extrapolação literária dos momentos do quotidiano, dos hiatos entre as palavras, e da reflexão sobre a criatividade no feminino.
O facto de ser jornalista e de fugir a qualquer pretensão de «ser literária» faz com que os textos sobre os quais nos debruçaremos, reflictam a sua vivência pessoal e modos de apreensão do mundo - chegando até nós como autênticos e inspiradores «Cadernos de Artista».
Referimo-nos às crónicas publicadas originalmente na coluna semanal que a escritora mantinha no Jornal do Brasil, entre 1967 e 1973. São, no entanto, textos que rompem o modelo tradicional de «crónica» ou de coluna de opinião: são textos confessionais onde irrompem divagações filosóficas, evocações de leituras e de entrevistas, excertos de trabalhos em curso.
Publicadas sob o título «A Descoberta do Mundo», Clarice Lispector conduz-nos através de uma visão tantas vezes luminosa, nesta «descoberta» dos pequenos momentos e acontecimentos do quotidiano, partilhando reflexões existenciais e abordagens de questionamento social.
Este espectáculo apropria-se da palavra, jogada com a fisicalidade e a imagem, para nos propor um outro olhar sobre o universo desta autora.

Ficha Técnica e Artística
Texto Clarice Lispector
Dramaturgia, encenação Gisela Cañamero
Interpretação Luzia Paramés, Sara Castanheira e Sandra Maya
Vídeo fractais Rafael Del Rio
Vídeo câmara César Melo
Espaço cénico Hugo Migata e Pedro Silva
Produção Produções Acidentais / arte pública
Parceiro Institucional Câmara Municipal de Beja / Pax Julia - Teatro Municipal
Apoio Junta de Freguesia da Vidigueira
Financiamento República Portuguesa – Ministério da Cultura (Fundo de Fomento Cultural / Garantir Cultura)