THE BRADLEY THEODORE SHOW

27 Setembro - 21h00
5€ - M6

pela Vortice Dance Company

Com autoria dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, esta criação nasce de uma parceria artística entre a companhia portuguesa Vortice Dance Company, e o pintor Bradley Theodore, natural de Turks and Caicos e residente em Nova York.

A peça é um mergulho profundo no universo criativo de Bradley Theodore. Evocando a universalidade da cor, esqueletos, pop stars, ícones e celebridades, Theodore destila figuras a formas esqueléticas. Um confronto a que o artista chama de “um ato de viver”, trazendo a cor para expressar a memória, a emoção e experiências vividas. Cláudia Martins e Rafael Carriço “agarram” esse “ato de viver” dando corpo a uma criação fascinante, que pela força da dança e da pintura, recria os meandros de uma vida e de um estilo que se auto imortaliza a cada obra que nasce.
Num paralelismo cru e mundano com as suas próprias existências, feitas de flashbacks, de impulsos criativos, momentos in e out,... os coreógrafos através da obra de Bradley Theodore, trazem-nos a vida com a certeza da morte, que bate numa latência branda, em pano de fundo e que nos assombra nos momentos de maior solidão. Trazem-nos também as emoções refletidas em cada cor, as memórias, as pessoas e as minudências que se esquecem entre o acordar e desacordar dos melhores sonhos. Uma tela em branco que ganha cor com o fashionismo, as personagens, as pop star, os ícones e a genialidade da pintura de Bradley Theodore.

“...disse uma vez a uma revista, tinha duas opções na minha cabeça: ou mato-me ou vou pintar então, decidi pintar! acordava e todos os dias pintava qualquer coisa. Estive cerca de um ano literalmente sem falar com ninguém.”
“...estava a pintar com tanta frequência que me lesionei no ombro direito, devido aos movimentos repetitivos”.
“...o meu primeiro mural (Anna and Karl, 2013) foi a primeira vez que alguém viu as minhas pinturas. Do momento em que o coloquei na parede, foi como um incêndio.”
“O crânio para mim, simboliza o espírito de uma pessoa. É como se eu estivesse a envolver-lhe a alma, em torno do seu sistema esquelético.”
Bradley Theodore

Ficha Técnica
Direção Artística Cláudia Martins & Rafael Carriço
Coreografia | Videografia Cláudia Martins & Rafael Carriço
Pinturas Bradley Theodore
Figurinos Cláudia Martins
Música Bradley Theodore and Phillip Damien Gaines
Sonoplastia Rafael Carriço
Bailarinos Vortice Dance Company
Direção Técnica Paulo Formiga