SALVADOR SOBRAL – TIMBRE


11 Novembro - 21h00
15€ - M6

“TIMBRE” é o mais recentre álbum de estúdio de Salvador Sobral, editado no final de Setembro de 2023. O regresso às edições discográficas acontece depois de o artista nos ter vindo a brindar ao longo dos últimos meses com vários temas que fazem parte do alinhamento: “al llegar” (feat. Jorge Drexler), “pedra quente” e, muito recentemente, “de la mano de tu voz” (feat. Silvana Estrada).
O disco é composto por 11 originais, 10 criados em parceria com Leo Aldrey, responsável também pela produção. Sobre o título, afirma Salvador Sobral que “surgiu por duas razões principais. A primeira, talvez mais óbvia, é porque antes de tudo nesta vida eu sou cantor, um intérprete e aquilo que mais me define e distingue é a minha voz, o meu timbre. A segunda razão é o facto de me interessar o conceito de timbre enquanto cor, a cor da voz, a cor dos instrumentos. O disco é como uma palete colorida de timbres que disparam claridade. Ah! E há uma terceira motivação para o nome do disco. É que timbre é igual em muitas línguas latinas e germânicas. Escreve-se igual e significa o mesmo. Parece que o conceito de TIMBRE é universal e põe-nos a todos de acordo.”

Salvador Sobral viveu nos EUA, em Mallorca e Barcelona, onde estudou Jazz durante 2 anos na prestigiada escola Taller de Musics. Ao longo deste período foi compondo as suas próprias canções, criando vários projectos e descobrindo a sua identidade musical.
Em 2016, lança o seu primeiro álbum a solo Excuse me. Em 2017 participa no Festival da Canção onde interpreta a canção Amar pelos Dois, de autoria de Luísa Sobral, vencedora do Festival da Eurovisão, no mesmo ano, com a pontuação mais alta de sempre. Desde então tem sido distinguido com vários prémios e menções e muito aclamado pela imprensa nacional e internacional. No início de 2019 lança o segundo álbum em nome próprio, Paris, Lisboa.
Paralelamente ao seu percurso a solo, tem desenvolvido inúmeros projectos que se estendem a outros universos musicais e formações distintas: Noko Woi, Alexander Search, Mutrama, Alma Nuestra, Quinta das Canções e, mais recentemente, Salvador Sobral canta Brel.
Em 2021 editou o primeiro álbum de originais de sua autoria, bpm, nomeado para um Grammy Latino para melhor engenharia de som, que o tem levado numa extensa digressão nacional e internacional.
Em 2022 editou o EP SAL, gravado em casa no formato piano e voz – uma viagem e um convite para entrar no seu universo pessoal e intimista.