OS ALENTEJANOS

Música Tradicional Portuguesa
23 de Fevereiro
16h

Como tudo começou…
A formação do Grupo data de 1998, por ocasião da Exposição Mundial, tendo por experiência anterior a participação no Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.
Interpreta música tradicional do Cancioneiro Alentejano num trabalho de recolha do “cante de taberna”. Conjunto a 4 vozes, são eles Heitor Oliveira, Fernando Mestre, Domingos Breyner e Armando Torrão, fazendo-se acompanhar por acordeão e guitarra, onde o arranjo instrumental e vocal em nada desvirtua a originalidade do cante alentejano.
Das muitas actuações já efectuadas, pode-se realçar a participação em diversas actividades das Câmaras Municipais do Alentejo; na OVIBEJA; nos Açores; na Expo 98 em Lisboa; na Expo 2000 em Hannover; em Toronto, com actuações na Casa do Alentejo, integradas no Festival CARAVAN 2000 e 2001; na Casa do Alentejo em Lisboa; actuação no Dia de Portugal na cidade de Lublin na Polónia; no Luxemburgo a convite do Instituto Camões; e Cabo Verde, entre outras.
Recentemente, em Novembro de 2007, o grupo participou no I Encontro da (en)Rede - Rede Internacional de Municípios pela Cultura que decorreu na cidade de S. João del-Rei (Minas Gerais – Brasil). Os espectáculos do grupo integraram também a programação cultural daquela cidade como Capital Brasileira da Cultura 2007.Participação em programas televisivos nomeadamente na RTP2 “Iniciativa”; RTP1 “Domingo é Domingo” e “Portugal no Coração”; SIC - “SIC 10 horas”; TVI - “Olá Portugal” e na City-Tv em Toronto - “Breakfast Television”.
Texto da Autoria do Grupo

Classificação Etária M6
Bilhetes 1,5€