ORQUESTRA LIGEIRA DO EXÉRCITO

20 de Maio - 21h30
M/6 - Entrada Livre

Sedeada no Centro Militar de Electrónica em Paço de Arcos, a OLE iniciou as suas actividades em 1977, sucedendo a uma agrupamento musical militar criado pela Região Militar de Lisboa, que no início dos anos 70 fez furor num programa radiofónico da RDP. Dois anos depois, foi oficializada por Decreto – Lei para representar o Exército Português e colaborar com os outros ramos das Forças Armadas e com Entidades e Organismos Civis.
A sua estrutura, em género Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta/clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas.
Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada como uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo para a afirmação e valorização cultural, a Orquestra é fortemente solicitada para actuar nos mais variados eventos festivos, estimando-se a realização de cerca de 50 espectáculos nos oitos meses de actuação. No entanto, o seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efectuado variados concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas: em 1988 e 2000 França-Troyes; em 2004 a convite do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, onde a OLE se associou às celebrações dos 30 anos do 25 de Abril, efectuou uma digressão por terras de França(Paris e Lyon) e Andorra, o que constituiu um factor de importante proximidade entre Portugal e as suas Comunidades radicadas naqueles países, contribuindo assim, para reafirmar a imagem de um Portugal desenvolvido e moderno. Em 2005 deslocou-se à Bósnia-Herzegovina. Possui dois registos discográficos efectuados em 1983, disco de vinil gravado nos estúdios da Valentim de Carvalho, e em 1994, um CD gravado ao vivo na Aula Magna em Lisboa.

Org. Regimento de Infantaria Nº3