DOS HOMENS E DOS DEUSES


28 Janeiro - 21h30
3€ - M12
Drama

De Xavier Beauvois, com Lambert Wilson, Michael Lonsdale e Olivier Rabourdin

Oito Monges Cistercienses Franceses vivem em harmonia com a população Muçulmana. Próximo dos habitantes da vila, estes monges partilham tarefas e festividades locais, sendo também responsáveis pelos cuidados de saúde da população.
Quando um grupo de trabalhadores estrangeiros é massacrado, o pânico assola a região. O exército tenta insistir na protecção armada dos monges, mas os irmãos recusam.
Pouco tempo depois, são visitados por um grupo fundamentalista reclamando responsabilidade pelo massacre. Christian, o Prior, mantém-se firme contra Ali Fayattia, o líder da milícia, persuadindo-os a retirarem-se. Mas dúvidas começam a levantar-se entre os monges: alguns pretendem deixar o local, outros insistem que devem permanecer. Christian propõe um período de reflexão antes que qualquer decisão, colectiva, seja tomada.
Os monges tentam continuar as suas vidas como se nada tivesse ocorrido, mas a atmosfera torna-se mais pesada a cada dia que passa. Quando concordam em tratar alguns dos terroristas, as autoridades ficam furiosas, fazendo pressão para que regressem a França.
Christian anuncia um novo sufrágio. Desta vez todos os irmãos estão unidos. Decidem ficar, seja a que custo for...