MIGUEL ARAÚJO - TOUR 2014

7 Março - 21h30
6€ - M3

Espectáculo Comemorativo do Dia Internacional da Mulher

Miguel Araújo é um dos artistas mais completos da nova geração da música portuguesa. Cantor, músico e compositor, deu-se a conhecer nos azeitonas, a banda portuense que aos poucos se foi afirmando como um dos mais interessantes fenómenos de culto do panorama nacional (Anda Comigo Ver os Aviões, Quem és Tu Miúda, Ray-Dee-Oh, etc). Em Maio de 2011 estreou-se a solo com “Cinco dias e Meio” (Os Maridos das Outras, Fizz Limão, Capitão Fantástico). O single de estreia foi nomeado para “melhor canção do ano” nos prémios da Sociedade Portuguesa de Autores, nos Globos de Ouro e na gala da RTP dos melhores do ano. Individualmente, Miguel Araújo foi nomeado para “melhor intérprete individual” nos globos de Ouro e como “personalidade masculina do ano na categoria de música” na revista Lux. O álbum foi considerado os dos 10 melhores do ano na revista Blitz. “Capitão Fantástico” foi considerada uma das melhores do ano pela revista Blitz. Logo no ano do lançamento do disco de estreia, Miguel Araújo actuou em cerca de 40 espectáculos, onde se destacam o concerto de apresentação do disco na sala principal da Casa da Música, com lotação esgotada, participação em alguns festivais e uma actuação em Macau. Paralelamente, participou, como cantor, no álbum “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, de Samuel Úria. Compôs a banda sonora do monólogo “Como Desenhar Mulheres, Motas e Cavalos”, de Nuno Markl, que passou (sempre com casa cheia) pelos principais auditórios do país. Compôs para António Zambujo (“Reader’s Digest” e “O que é Feito Dela”) e Ana Moura (“E Tu Gostavas de Mim”) Prepara-se agora para lançar o segundo disco de originais, com o selo Warner Music Portugal, cujo single de estreia, “Balada Astral”, arrecadou o número notável de 25.000 mil visualizações nas primeiras 24 horas e toca já nas maiores rádios nacionais, tornando-se um grande sucesso logo no dia do seu lançamento. “Crónicas da Cidade Grande”, o álbum, sairá na primavera de 2014 e inclui participações de António Zambujo, Marcelo Camelo e Inês Viterbo. Neste momento está já agendada uma grande digressão nacional de auditórios, festivais, festas académicas e concertos de Verão. Prevê-se também uma primeira digressão internacional para o final do ano.

OPINIÕES
Nuno Markl
"A palavra “génio” é atirada para trás e para a frente de uma forma a modos que bastarda, mas no caso do Miguel serve-lhe que nem uma luva. Este rapaz, apesar do sucesso dos Azeitonas, tem-se mantido como um dos segredos mais bem guardados da música portuguesa e está na altura de deixar de o ser."

António-Pedro Vasconcelos
"Miguel Araújo surpreende-nos com Cinco dias e meio, um CD que prolonga a tradição de Sérgio Godinho, Rui Veloso e Jorge Palma e não a deixa morrer. (...) As letras lembram, por vezes, O’Neill, via Sérgio Godinho, outro malabarista da língua, Carlos Tê, porque muitas delas são pequenos sketchs, Jorge Palma pelo lirismo anarca – e não é pouco ser herdeiro de tão rica herança. ‘Os maridos das outras’, o tema mais ‘orelhudo’, é brilhante, mas eu escolheria ‘Fizz Limão’ se quisesse ilustrar o que este CD representa: o testemunho de uma geração sem fé, mas que insiste em não se deixar morrer."

Ana Moura
"O Miguel Araújo é um dos compositores mais interessantes da nova geração. Tem a rara capacidade de nos saber radiografar enquanto povo. As histórias dos seus temas são sempre fiéis retratos das nossas características e fragilidades (...) Tenho a enorme alegria de estar recentemente a colaborar com ele e sinto-me privilegiada por isso."

Rui Veloso
"Desde que o conheço acho que sempre vi o talento nato que ali está. Quero trabalhar com ele no meu próximo de originais, já falámos disso, daí se pode ver o apreço que tenho pelo talento do Miguel, um dos que vieram das novas gerações, pra ficar, felizmente."

João Só
"(...) Ninguém canta histórias como ele, e não são todos que pegam nas coisas mais vulgares e lhes dão twists geniais. Cada vez que o oiço tenho a sensação que ele vai cá ficar por muito tempo (...) O talento do Miguel Araújo não é deste mundo. Aproveitem-no bem."

Samuel Úria
"Provavelmente, o melhor fazedor de melodias em Portugal. Fareja a canção pop perfeita como se fosse uma coisa óbvia, como se estivesse à mão de semear. Só que não está - excepto para o Miguel, e para esses muito poucos que nasceram com tão injusto talento. (...) Quando começamos a elogiar a escrita de canções quase nos esquecemos da voz extraordinária, ou de que se trata dum instrumentista assombroso. Devíamos era mesmo esquecer. Açambarcar desta maneira é uma monumental injustiça."

Neste espectáculo está disponível o Serviço de Kidsitting

Co-Produção Primeira Linha | Câmara Municipal de Beja

Rede





Co-Financiamento