LOS RITOS DEL RETORNO

14 Março - 21h30
3€ - M12

Pelo Teatro Tierra (Colômbia)


Montagem criada a partir da vida, da obra, da paixão e da febrilidade reveladora da poetisa mexicana do século XVII, Soror Juana Inés de la Cruz. Os pontos de partida foram vários relatos de Eduardo Galeano, os poemas e as cartas da própria Soror Juana, os documentos eclesiásticos e literários da época e o monumental ensaio de Octavio Paz intitulado, precisamente, La Trampa de la Fe.

Trata-se de uma construção contemporânea que se experimentou em vários cenários do continente. A sua estrutura é nítida e precisa e, tematicamente, é uma decantação que mostra os principais acontecimentos que conformam a memória de uma mulher excecional, que se confessa consigo mesma e com os fantasmas de Deus na terra.
De certa forma, é uma homenagem ao feminino, à aventura do conhecimento, ao esplendor do verbo. Soror Juana viveu numa época – não muito distante da nossa -, em que ser mulher e pensar eram uma dificuldade latente, num mundo erigido sobre os critérios masculinos. Na obra, exploram-se as forças vitais, a expressão estética e a condição humana de um dos espíritos mais chamativos dos últimos séculos.

Ficha artística e técnica
Texto Juan Carlos Moyano
Autores Madre Juana Inés de La Cruz, Ocativo Paz e Eduardo Galeano
Interpretação Clara Inés Ariza
Desenho de luz e Cenografia Guillermo Forero
Desenho gráfico Sebastian Moyano
Produção Teatro Tierra

Integrado no FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Org. Lendias d’Encantar
Apoio CMB