SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES

7 Maio - 21h30
3€ - M12

Pela Companhia A Bruxa Teatro

14h30 – sessão gratuita para escolas mediante marcação pelo telefone 284 315 090 ou email cultura@cm-beja.pt

Se os homens se não ouvem uns aos outros a quem falar?
O espetáculo - um sermão, lido com tal, um sermão - desenvolve-se a partir de um conceito comum a todos os sermões de Padre António Vieira, o conceito de itinerância. Este missionário, padre e professor do século XVII, conhecido pelo dom da oratória, desenvolveu um conjunto de reflexões ainda hoje atuais. Não apenas pelo seu conteúdo irónico e político, mas, também, pela forma como comunicava pois, para além de pregar nas igrejas também o fazia pelo mundo nas suas várias missões diplomáticas.
A instalação consiste num único objeto amovível e transportável por um ator e que nele oculta todo o material necessário para a pregação. Falamos de uma peça versátil que se desdobra e que se apresenta em cena como um altar, um nicho, uma capela, um pórtico, um confessionário, um 'pregatório'. Como um tríptico de uma igreja, este objeto leve mas resistente multiplica-se em outros pequenos objetos (adereços) que compõe o espaço, nomeadamente, uma estante ou altar, composta por duas peças que se encaixam, recortadas e guardadas na parede oca.
Para a iluminação do espaço e para que todo o público possa ser transportado para outros ambientes, é utilizada a projeção de vídeo, que faz referência, através da imagem e do movimento, do texto e também da própria ambiência onde Padre António Vieira pregava, como por exemplo, a Igreja de S. Roque em Lisboa. É utilizado também um candelabro com velas (outro dos adereços), que, em conjunto com a projeção, provocam um jogo de sombras, luz e movimento.
Desta forma, o objetivo é levar o espectador, por um lado, a entrar num ambiente de reflexão, sugerido pela referência a um local sagrado onde habitualmente é feita a pregação (a igreja), mas também, a ser conduzido para um ambiente que lhe desafia a imaginação.

Ficha Técnica
Produção 'a BRUXA teatro' e Figueira Cid 
Objeto cénico e vídeo João Piteira
Música ao vivo Afonso Nascimento

Org. Arte Pública
Apoio Câmara Municipal de Beja