TRIBUTO A SHAKESPEARE

27 Janeiro - 21h30
Entrada Gratuita - M12

William Shakespeare (1564/1616) é o nome maior da dramaturgia de todos os tempos. Poeta e actor, as suas obras fizeram carreira no Globe Theatre, em Londres.
A contemporaneidade das suas reflexões, que coloca na boca dos seus personagens, em intrincados jogos de relações humanas e sociais, são intemporais, revelando, no palco, as diversas arestas da natureza humana; este facto, e a qualidade da sua escrita, asseguram que todos os anos, em todo o mundo, os seus textos subam à cena nas mais variadas línguas – o que faz dele o autor mais representado, e o maior embaixador da Literatura Inglesa no mundo.
Revisitámos em Hamlet, Rei Lear, Macbeth, Romeu e Julieta, Júlio César, Otelo - o Mouro de Veneza, Coriolano, A Tempestade, Sonho de Uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza, Muito Barulho por Nada, Medida por Medida - e em tantas outras obras dramáticas (tragédias, comédias e dramas históricos) o pensamento de Shakespeare acerca da Vida e da Representação, do Poder, da Palavra e do Discurso, das Companhias, da Consciência, da Justiça, das Políticas, da Guerra, das Mulheres, do Amor, do Casamento, da Velhice, da Morte.

E é a partir desta substância literária e filosófica que Gisela Cañamero constrói o seu discurso, numa vénia de profunda gratidão ao Mestre.