FICHEIROS SECRETOS


18 Fevereiro - 21h00
10€ - M12

Convidado Carlos Moedas 

A partir de “Ficheiros Secretos”, o livro que lançou em 2021, Luís Osório convoca para palco fantasmas e memórias de personagens que marcaram a história recente de Portugal.
Álvaro Cunhal, Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues, Francisco Sá Carneiro, Jorge Sampaio e tantos outros que, na hora e meia do espetáculo, serão convocados numa interpelação direta com o público e a memória.
O palco transforma-se, com a ajuda de uma cenografia depurada e minimalista, num lugar em que as pessoas poderão encontrar motivos para rir e chorar, para se comover e indignar.
Luís Osório não é um ator.
Mas a sua voz transporta-nos quase como se o fosse – afinal, o que se pretende é o regresso a uma certa pureza do que é o teatro enquanto espaço de passagem de memória através das histórias que passam de uns para outros. É disso que se trata, uma homenagem ou um regresso à ligação do palco com a tradição oral.
Cada espetáculo terá um alinhamento diferente.
E três convidados especiais que serão chamados por Luís Osório em três momentos de “Ficheiros Secretos”. São três convidados especiais e que se enquadram na história da cidade ou da vila em que o monólogo é representado.